O que é Brand Book?

O que é Brand Book?

Toda marca é única, mas para ela ser forte e duradoura, é necessário que todos os envolvidos com ela falem a mesma língua. Não importa o tamanho da empresa, se você quer que a história e propósitos do seu negócio sejam transmitidos corretamente, terá que enfatizar esta mensagem.

E como isso é possível? Por meio de um Brand Book.

Você já imaginou como é incômodo para o consumidor ter que lidar com mensagens da mesma empresa, mas que utilizam discursos distintos? Difícil, não é mesmo? Informações desencontradas, diferentes layouts em peças gráficas e má comunicação com a persona são alguns exemplos.

Felizmente, todos esses problemas podem ser solucionados com um Brand Book. Ele garante uma linha comunicacional homogênea e padronizada, facilitando assim a comunicação com o consumidor de diversas formas.

Diferente de um manual de identidade, onde encontramos todas as especificações técnicas de uma marca e sua identidade visual, um Brand Book conta mais. Podemos afirmar que ele é a materialização da empresa, sua personalidade, tom de voz e essência. Pode-se também adicionar a parte técnica para se ter um material completo, mas o objetivo aqui é engajar a pessoa com a marca.

O que contém em um Brand Book?

ESTRATÉGIA DA MARCA: Nesse ponto se desenrola a história da empresa. Visão, missão, valores e cultura organizacional. Além disso, os atributos mostram como a sua marca quer ser vista pelo público e o posicionamento acerca de como a marca deve se diferenciar no mercado consumidor.

ESSÊNCIA DA MARCA: Aqui constam todas as respostas do porquê a sua marca existe, como esse propósito será comunicado e todo o conceito criado que existe por trás dela.

É o manifesto, uma declaração pública das intenções, motivos ou visões da marca.

TOM DE VOZ/ LINGUAGEM: A identidade visual e a comunicação da sua marca são apresentadas nessa etapa. Isso inclui: cores, tipologia, editorias de conteúdo, inspirações e exemplos de aplicação de peças.

? Separamos BRAND BOOK de grandes marcas que conhecemos como fonte de inspiração.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CONTEÚDO

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CONTEÚDO 

Ficou interessado em ter um Brand Book? Entre em contato com a gente para mais informações!

 

REFERÊNCIAS:

MELLO, Bruno. Mundo do Marketing. Brand Book, instrumento de gestão de marca. Disponível em <www.mundodomarketing.com.br/reportagens/marca/155/brand-book-instrumento-de-gestao-de-marca.html>

PATEL, Neil. NeilPatel. Brand Book: O que é e como criar o manual da marca (+7 exemplos). Disponível em <neilpatel.com/br/blog/brand-book/>

R&D Marketing Digital. Tudo o que você precisa saber sobre um Brand Book. Disponível em <rdmarketing.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-um-brandbook/>