Toda marca é única, mas para ela ser forte e duradoura, é necessário que todos os envolvidos com ela falem a mesma língua. Não importa o tamanho da empresa, se você quer que a história e propósitos do seu negócio sejam transmitidos corretamente, terá que enfatizar esta mensagem.
E como isso é possível? Por meio de um Brand Book.
Você já imaginou como é incômodo para o consumidor ter que lidar com mensagens da mesma empresa, mas que utilizam discursos distintos? Difícil, não é mesmo? Informações desencontradas, diferentes layouts em peças gráficas e má comunicação com a persona são alguns exemplos.
Felizmente, todos esses problemas podem ser solucionados com um Brand Book. Ele garante uma linha comunicacional homogênea e padronizada, facilitando assim a comunicação com o consumidor de diversas formas.
Diferente de um manual de identidade, onde encontramos todas as especificações técnicas de uma marca e sua identidade visual, um Brand Book conta mais. Podemos afirmar que ele é a materialização da empresa, sua personalidade, tom de voz e essência. Pode-se também adicionar a parte técnica para se ter um material completo, mas o objetivo aqui é engajar a pessoa com a marca.
O que contém em um Brand Book?
ESTRATÉGIA DA MARCA: Nesse ponto se desenrola a história da empresa. Visão, missão, valores e cultura organizacional. Além disso, os atributos mostram como a sua marca quer ser vista pelo público e o posicionamento acerca de como a marca deve se diferenciar no mercado consumidor.
ESSÊNCIA DA MARCA: Aqui constam todas as respostas do porquê a sua marca existe, como esse propósito será comunicado e todo o conceito criado que existe por trás dela.
É o manifesto, uma declaração pública das intenções, motivos ou visões da marca.
TOM DE VOZ/ LINGUAGEM: A identidade visual e a comunicação da sua marca são apresentadas nessa etapa. Isso inclui: cores, tipologia, editorias de conteúdo, inspirações e exemplos de aplicação de peças.
? Separamos BRAND BOOK de grandes marcas que conhecemos como fonte de inspiração.
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REFERÊNCIAS:
MELLO, Bruno. Mundo do Marketing. Brand Book, instrumento de gestão de marca. Disponível em <www.mundodomarketing.com.br/reportagens/marca/155/brand-book-instrumento-de-gestao-de-marca.html>
PATEL, Neil. NeilPatel. Brand Book: O que é e como criar o manual da marca (+7 exemplos). Disponível em <neilpatel.com/br/blog/brand-book/>
R&D Marketing Digital. Tudo o que você precisa saber sobre um Brand Book. Disponível em <rdmarketing.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-um-brandbook/>