Dicas de como usar hashtags

As hashtags consistem em uma forma de categorizar conteúdos referentes a um mesmo tópico. No Instagram, elas servem como tags que contextualizam os conteúdos publicados pelo usuário. Se você visitar o campo de busca do Instagram pelo celular, por exemplo, verá uma aba de “tags” onde poderá pesquisar por qualquer tópico desejado.

E saber como usar as Hashtags é muito importante para a sua estratégia! Para que você não erre na mão na hora de aplicá-las em seus posts, a gente separou algumas dicas. Já pega o papel e anota aí!

NÃO POLUA SUA LEGENDA COM #’s: Se o seu tema é feito de uma frase, não use uma # para separar as palavras. Se você fizer isso, além de deixar o visual poluído e dificultar a leitura, o termo perde o sentido e inviabiliza que seu público te encontre.

Um exemplo: #redessociais é uma coisa; #redes pode ser vinculada a algum assunto da área de TI, por exemplo, e #sociais pode ter relação apenas com Ciências Sociais.

TENHA COERÊNCIA: Uma das principais dicas sobre como usar hashtag no Instagram é buscar pelos temas que tenham relação com a marca e o post que está sendo veiculado. Não adianta você inserir uma das hashtags mais usadas no Instagram se o tema delas não encaixa com seu conteúdo. Porém, lembre-se de não exagerar nas hashtags! O conteúdo fica visualmente feio e ainda pode atrair o público errado.

USE O BUSCADOR DO INSTAGRAM: Antes de começar a lotar seu post com as # que você acha que são ideais para o tema do conteúdo, faça uma busca simples no Instagram, na lupa do aplicativo ou no site. Coloque-se no lugar do seu público e busque pelo tema normalmente. Irá aparecer diversas hashtags relacionadas com a palavra que pesquisou.

USE FERRAMENTAS: Há algumas ferramentas que podem ajudar na hora que você ficar sem ideia do que colocar como # no post.

Hashtag Generator é uma delas. Ao procurar uma palavra-chave específica, ele te dá várias outras opções de hashtags similares e relacionadas com o termo.

Além disso, Leetags é um aplicativo muito útil para a geração de hashtags otimizadas em seu Instagram.

Também temos Display Purposes, uma ferramenta ótima para encontrar ideias de hashtags e obter insights sobre seu perfil na rede.

Junte esses recursos com a própria busca do Instagram e melhore ainda mais sua estratégia!

CRIE SUA PRÓPRIA HASHTAG: Você se lembra de que uma das funções das hashtags é organizar e catalogar conteúdo? Pois bem!

Trate de criar a hashtag da sua marca ou editoria, e comece a espalhar por todas as suas redes sociais. Assim, você incentiva seu público a procurar por você de forma mais direta. Além disso, você pode lançar uma campanha com uma # para viralizar. Ou pedir para seus seguidores tirarem uma foto e postarem com a hashtag.

CUIDADO COM AS HASHTAGS GENÉRICAS: Um dos erros na hora de usar hashtag no Instagram é escolher termos muito genéricos para # do post. Mesmo que seja uma # bastante popular, você pode correr o risco de atrair apenas likes desqualificados para sua postagem.

FIQUE DE OLHO NO QUE A CONCORRÊNCIA ESTÁ USANDO: Não copie! Mas o estudo da concorrência é fundamental em uma estratégia de marketing. Então, não deixe de conferir também o que os concorrentes estão fazendo e o que está dando resultado.

NÃO EXAGERE NA QUANTIDADE: É importante usar as hashtags com moderação no Instagram. Atualmente já temos provas de que usar muitas hashtags nos posts não aumenta o engajamento, pelo contrário.

USE HASHTAG NOS STORIES: Não esqueça de usar hashtags nos stories também! Além do feed com posts da respectiva hashtag, no Instagram também são exibidos stories para quem visualiza uma hashtag.

✅ Com estas dicas de como usar hashtag no Instagram, ficará mais fácil escrever as legendas dos seus posts!

 

 

REFERÊNCIA:

mLabs. Como usar hashtag no Instagram? Dicas práticas! Disponível em <www.mlabs.com.br/blog/como-usar-hashtag-no-instagram>

Compartilhe:

Você vai gostar também: