Você sabe como escolher influenciadores para sua campanha?
Antes de iniciar sua campanha de influenciador, é importante olhar para algumas métricas que te ajudarão a escolher os candidatos ideais. Essas métricas, dizem se o influenciador é mesmo aquilo que você está buscando para a sua ação!
Nisso entra outra dúvida: como saber qual conteúdo e qual plataforma corresponderão à sua marca? A seguir, forneceremos algumas das métricas que você deve verificar antes de entrar em contato com um criador.
Bora conferir?
VERIFIQUE A PONTUAÇÃO DE QUALIDADE DO PÚBLICO:
A Pontuação de Qualidade do Público ou AQS é a métrica exclusiva da HypeAuditor.
Ela calcula a pontuação de qualidade geral da conta de um influenciador em uma escala de 1 a 100. É composta por 4 componentes principais: Taxa de Engajamento (ER), Qualidade do Público, Crescimento do Público e Autenticidade dos Comentários e suas 15 métricas correspondentes.
A AQS diz muito sobre o quão autêntico é o público do influenciador, o quão original é o conteúdo dele e, portanto, o quão genuíno é o engajamento gerado.
ANALISE A TAXA DE ENGAJAMENTO:
A Taxa de Engajamento (ER) indica quanto engajamento seu influenciador pode gerar entre os usuários com o conteúdo dele.
Comentários, curtidas e compartilhamentos são contabilizados quando estimamos a ER do criador.
Quanto mais as pessoas falam sobre um post e reagem a ele, maior é a taxa de engajamento.
FIQUE DE OLHO NO CRESCIMENTO DO PÚBLICO:
Monitore anomalias, como picos altos e tendências negativas que sugerem padrões de crescimento anormais.
Se você notar um pico repentino no gráfico de crescimento do público, talvez o influenciador tenha expandido o público artificialmente.
Esses usuários incluem contas de baixa qualidade, falsas e bots que não se engajarão com o conteúdo do criador.
Caso aconteça uma linha constante e em constante crescimento, provavelmente o influenciador ganhou seguidores organicamente.
CUIDADO COM CONTEÚDO PREJUDICIAL:
Execute uma Análise de Segurança da Marca e certifique-se de que sua marca não será promovida por um influenciador que produza conteúdo inadequado.
A análise baseia-se em 9 indicadores:
✅ Conteúdo tóxico;
✅ Sentimentos negativos;
✅ Conteúdo político;
✅ Pegadinhas;
✅ Conteúdo adulto.
O algoritmo adiciona uma marca ao conteúdo do influenciador, rotulando-o como seguro, neutro ou prejudicial. Recomendamos que você escolha criadores com conteúdo seguro.
E aí? Gostou das dicas? Compartilhe com alguém que também precisa daquela ajudinha na hora de encontrar influenciadores para uma campanha 😊
REFERÊNCIA:
mLabs. 2022. Como usar o poder dos influencers digitais. 1ª edição.