Quando pensamos em uma grande marca, o que costuma vir primeiro em nossa mente? O logotipo que a representa ou o seu nome? A maior parte das pessoas escolheria a primeira opção para essa pergunta e isso não ocorre por acaso. O logotipo é a assinatura de qualquer empresa. É através dele que se traduz visualmente a sua essência, composto de palavras e símbolos que tem, como objetivo, identificar uma marca específica.
E quais seriam os preceitos fundamentais para um LOGOTIPO de SUCESSO? A gente responde para você!
SIMPLICIDADE É O CAMINHO:
O principal objetivo de um logotipo é sintetizar a mensagem de uma empresa em um único símbolo, de forma que qualquer pessoa possa compreender com facilidade. Optar por um logotipo muito rebuscado, com múltiplos significados e cores, além de ser visualmente confuso, passa a impressão de uma empresa caótica, desorganizada e que não consegue se comunicar, tornando-se assim pouco eficaz.
O ideal, portanto, é que o logotipo seja sempre o mais simples possível. Isso não é demérito nenhum, até porque dentro da simplicidade pode haver bastante inteligência e complexidade.
Veja, por exemplo, o logo da SOUTHLink (empresa de comércio exterior). Desenvolvido pela Comunik, a simplicidade impera, mostrando claramente todo o seu conceito: uma empresa que integra clientes a outros países através dos seus serviços de forma amigável e ágil.
SE FAÇA MEMORÁVEL:
O objetivo do logotipo é ser, justamente, memorável. Fazer parte da memória ativa das pessoas é fundamental para que a marca seja lembrada pelos consumidores. Por isso, vale a pena buscar por traços simplificados e um esquema de cores básico, mas atraente. Se houver informações demais e cores excessivas, a memorização se torna mais difícil.
Um ótimo exemplo é a logo que criamos para a Academia Estação Azul.
SEJA ATEMPORAL:
A palavra-chave é longevidade. Um logotipo não deve estar sujeito a constantes transformações. Ele tem que durar, de preferência, por muito tempo. Ou seja, o ideal é que um símbolo criado hoje seja eficaz nas próximas três, quatro ou cinco décadas. Afinal, essas mudanças só fazem a memorização se tornar extremamente difícil.
VERSATILIDADE É A PALAVRA-CHAVE:
O melhor logotipo é aquele que pode ser facilmente aplicado em diferentes meios: mídias sociais, outdoors, uniformes, placas, entre outros. Independentemente do lugar, ele deve ser claro. Essa flexibilidade pode ser testada a partir das seguintes perguntas:
- O logotipo tem sua leitura prejudicada quando é impresso em uma única cor?
- O logotipo tem sua leitura prejudicada quando é impresso em cores contrárias?
- O logotipo tem sua leitura prejudicada quando é colocado em um Outdoor?
BUSQUE ADEQUAÇÃO:
É fundamental que o logotipo se encaixe em seu propósito. Por exemplo, se a proposta é criar um logotipo para um varejo de pets, espera-se que a fonte remeta a esse universo, assim como as cores – que devem ser adequadas as personas que irão consumir este tipo de produto. O oposto deve ocorrer no caso de um consultório médico ou escritório de advocacia.
Um logo que segue este objetivo é o que desenvolvemos para a empresa Meu Pet Usa, um e-commerce direcionado para acessórios para pets, como brinquedos e artigos de higiene.
Ficou interessado em ter um logotipo inesquecível? No link abaixo temos mais trabalhos desenvolvidos pela Comunik.
www.comunik.com.br/temp/comunik2020/portfolio/identidade-visual/
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