A transição para o modelo de vendas online tem sido um imperativo do momento atual e apresenta um verdadeiro desafio para todos os tipos de negócio — principalmente para os pequenos.
Pensando nisso, o Facebook anunciou uma nova ferramenta com foco na criação de lojas online integradas com os seus diferentes aplicativos, facilitando todo esse processo para as empresas.O Facebook Shops é um projeto que está sendo desenvolvido há mais de um ano pela gigante de tecnologia e, em vista dos impactos desencadeados pela pandemia da COVID-19, a empresa decidiu por acelerar o processo e lançá-la de uma vez.
Tem interesse em conhecer mais sobre o Facebook Shops e outras novidades que aguardam os usuários dessa rede?
Então continue a leitura e fique por dentro de todos os detalhes!
Como funcionará o Facebook Shops?
O Facebook Shops é como uma loja virtual que será integrada entre Facebook, Instagram (com o nome de Instagram Shops) e, no futuro, Messenger e Whatsapp.
Por meio dele, o lojista poderá criar uma seleção com os seus principais produtos para expor em uma vitrine digital unificada e personalizada, de forma totalmente gratuita.
Para acessar essas lojas, basta ir na página profissional da marca no Facebook ou no seu perfil do Instagram e, até mesmo, nos Stories e anúncios da rede.
Assim, será possível visualizar os produtos e finalizar a compra fora ou dentro desses aplicativos — caso o lojista tenha disponibilizado o checkout nos EUA.
Além disso, a integração com o Whatsapp e Messenger permitirá que o consumidor entre em contato com a loja para fazer perguntas, acompanhar o pedido e conseguir o suporte necessário de forma simples e rápida.
Quando ele estará disponível?
A nova ferramenta foi disponibilizada imediatamente em território americano e, de acordo com o pronunciamento oficial, deverá ser implementada de forma ampla em breve.
No entanto, não foi especificado se essa “forma ampla” se refere ao mundo todo, por isso, sugerimos aguardar novas informações da rede.
Vendas em lives, parcerias e mais
Além do Facebook Shops, foi anunciado também que, em breve, as lojas no Instagram também poderão linkar para o produto durante lives. Assim, a empresa faria uma pré-seleção dos produtos que aparecerão ao longo da transmissão e a compra ficaria disponível em tempo real.
Fora isso, foi divulgado também que a empresa de tecnologia está trabalhando em parcerias com a Shopify, BigCommerce, WooCommerce e outras para ajudar esses pequenos negócios no processo de transição para o digital.
Assim, elas trabalharão em conjunto para disponibilizar aos proprietários as facilidades necessárias para criar a sua loja na rede e crescer o seu negócio utilizando todas essas ferramentas de forma combinada.
E aí, o que você achou da novidade?
REFERÊNCIA:
LACERDA, Larissa. Tudo que você precisa saber sobre o Facebook Shops, a nova plataforma de lojas virtuais gratuita da rede. Rock Content. Disponível em <rockcontent.com/br/blog/facebook-shops/>