Principais tendências do Instagram para 2018

O Instagram é uma das principais redes sociais atualmente, ela pode ajudar sua empresa a conquistar resultados muito positivos na sua estratégia de marketing digital. A partir disso, trazemos as principais tendências e dados sobre a rede em 2018 para mantê-lo atualizado, confira!

Instagram tem sido a rede social com o crescimento mais acelerado.

A rede social conta com um incrível número de 800 milhões de usuários ativos todos os meses e mais de 500 milhões por dia. Além disso, temos mais 2 milhões de perfis comerciais ativos.

O Instagram divulgou que mais de 80% de seus usuários seguem pelo menos um perfil comercial e mais de 120 milhões de pessoas visitaram o site da empresa ou fizeram algum tipo de contato com a empresa através do próprio Instagram.

No Brasil, 80,2% das marcas investem na rede, promovendo uma maior proximidade entre seguidores e também o engajamento deles com as marcas.

De fato, o Instagram atualmente é a rede social com mais engajamento.

O futuro está no Stories

Rápido, efêmero e extremamente visual, o formato promoveu novas formas de se produzir e consumir conteúdo. Em contraste com as postagens tradicionais, os Stories são fáceis de consumir, não exigem muito do usuário e, ao mesmo tempo, geram muito engajamento.

O Instagram entende isso e investe cada vez mais em recursos para serem usados tanto pelos usuários quanto por produtores de conteúdo, como as enquetes e os gifs.

Além disso, a possibilidade de inserir links (para perfis acima de 10 mil seguidores ou anúncios), receber respostas dos seguidores e acompanhar as métricas de cada História é extremamente valioso para marcas.

Marketing de Influência

Influenciadores são usuários do Instagram que criam conteúdo segmentado e tem uma base de seguidores “grande”. Celebridades e Blogueiros costumam receber produtos ou serviços gratuitamente e criam um conteúdo para divulgar esses produtos para o seu público. Os benefícios para as empresas estão desde baixo investimento, conteúdo direcionado para o público alvo, e prova social – quando alguém compra por indicação de outra pessoa.

O Marketing de influência não é somente para grandes marcas/ influenciadores, pelo contrário, hoje cada vez mais as marcas percebem a importância de fazer parceria com microinfluenciadores. São pessoas que tem menos alcance total, mas que dialogam mais fortemente com um público específico — justamente o púbico necessário que a marca precisa direcionar seus esforços.

Isso é muito valioso, já que a influência nesses pequenos nichos é ainda maior, aumentando a sensação de proximidade e tendo maior credibilidade de prova social.

Marcas e Influenciadores no Instagram durante o Lollapalooza

Entre os principais festivais de música do Brasil, o Lollapalooza é cada vez mais um terreno fértil para as marcas. Durante a edição de 2018, por exemplo, Doritos, Bradesco, Loungerie, Chevrolet e Riachuelo aproveitaram o potencial de engajamento de influenciadores do Instagram para entrar nas conversas.

De acordo com monitoramento da BR Media, foram identificadas mais de 68 mil publicações pelo Instagram no Lollapalooza, que geraram quase 31 milhões de likes. As influenciadoras apareceram nas primeiras posições em engajamento.

Seus seguidores são seus produtores

É um fato que toda marca quer mais seguidores em seu perfil: isso aumenta o alcance, atrai novos seguidores, promove mais interações e potencializa a relevância do seu perfil.

Mas você já parou para pensar que seus seguidores não são apenas números?

Utilizar as postagens de seus seguidores como material para o Instagram da sua marca têm diversos pontos positivos, tais como:

  • funcionam como prova social;
  • mostra seus seguidores como defensores da sua marca;
  • aproxima o contato entre seguidores e perfil;
  • aumenta o engajamento das postagens.

Vitrine e canal de vendas

Muitas marcas já usam o Instagram como vitrine de seus produtos, já que a rede tem um grande apelo visual. Além disso, já são feitas vendas por lá.

Uma novidade que surgiu recentemente ao entrar no perfil da marca é a nova aba: “Loja”.

Ao clicar nesse item, o usuário é encaminhado para um novo feed de postagens, só que esse é para os posts da loja da marca no Instagram.

Ao selecionar uma foto, o usuário pode clicar sobre os itens e ver detalhes das peças por meio de um balão de informação, que oferece especificamente o nome da peça e o preço.

Além disso, há uma seta clicável que permite que o usuário encontre mais informações: uma descrição breve do produto e um botão de “Comprar agora” que encaminha diretamente para a peça no site da marca.

Estes foram as principais tendências do Instagram até o momento. Mudanças e novidades são constantes, por isso acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro.

Gostou das tendências do Instagram para 2018? Então entre em contato conosco para otimizarmos a estratégia da sua marca com o Instagram e as ferramentas de marketing digital.

Comunik, 20 anos ajudando a construir seus sonhos.

Fontes: Quintly – Relatório completo da Quintly com essas e outros tendências.
Rock Content – Marketing de Conteúdo
Meio & Mensagem

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