O Marketing de Intenção é a prática de analisar o comportamento do usuário para identificar suas intenções em um determinado período.
Ele permite que as marcas conheçam mais a fundo seus clientes potenciais ao descobrir seus interesses e comportamentos atuais.
O conceito por trás dessa estratégia é simples: quando um usuário realiza uma ação na internet, deixa pegadas digitais que podem ser usadas para compreender seu comportamento e intenções.
Por exemplo, ao realizar uma pesquisa no Google, visitar um site e interagir com um conteúdo online, o usuário dá indícios de seus interesses naquele momento.
Ou seja, o marketing baseado na intenção capitaliza esses dados e os utiliza para construir estratégias de marketing personalizadas. O objetivo é entender a jornada do consumidor para melhorar a experiência de compra e, consequentemente, impulsionar as vendas.
☑️ BENEFÍCIOS DO MARKETING DE INTENÇÃO
Esse tipo de marketing fornece uma boa base de conhecimento para otimizar as estratégias de marketing e alcançar melhores resultados. Por essa razão, pode proporcionar diversos benefícios para as marcas, como:
Análises preditivas:
Entender o comportamento do usuário permite que as empresas façam análises preditivas para oferecer conteúdos adaptados aos interesses do consumidor.
A partir desse processo, é possível antecipar as necessidades do cliente e como ele se sentirá quando exposto a determinado anúncio ou conteúdo.
Essa abordagem pode ajudar a manter o bom relacionamento com a audiência, gerar mais leads qualificados e até aumentar as conversões, pois orienta as decisões em cada etapa do funil de vendas.
Alinhamento do orçamento e interesses do consumidor:
O uso de dados de intenção é uma forma eficaz de alcançar as pessoas certas, com a mensagem ideal e no momento propício.
Por isso, proporciona flexibilidade para alinhar o orçamento publicitário com os interesses do consumidor, de modo que as empresas possam adaptar suas campanhas para atender às necessidades específicas do público.
Desta forma, é possível realizar uma abordagem mais inteligente em termos de alocação de orçamento, ao mesmo tempo em que permite aumentar a personalização das campanhas e, consequentemente, as chances de sucesso.
Experiências mais personalizadas:
A estratégia pode se tornar uma ferramenta poderosa para melhorar a experiência do cliente a partir da criação de conteúdos e anúncios direcionados aos desejos e necessidades do público-alvo.
Ao rastrear a atividade do cliente, o marketing de intenção fornece insights sobre seu comportamento e preferências.
Desta forma, as empresas podem criar interações mais relevantes e sob medida ao fornecer o conteúdo que o consumidor necessita naquele instante, sem inundá-los com interferências desnecessárias.
Mais engajamento:
A criação de conteúdos mais personalizados e com foco no consumidor individual, por sua vez, contribui para aumentar o engajamento.
Isso ocorre porque quando os usuários são impactados por mensagens direcionadas aos seus interesses, desejos, são mais propensos a interagir.
Além de contribuir para o engajamento, esse tipo de personalização também ajuda a construir a confiança, impulsiona a lealdade e favorece a conexão entre o consumidor e a marca.
Aumento do retorno sobre investimento:
Ao direcionar mensagens personalizadas aos leads certos e em um momento oportuno, é possível gerar mais conversões e, assim, melhorar os resultados da estratégia. Com isso, as empresas aumentam o retorno sobre seus investimentos em marketing.
Inclusive, o Google afirma que anúncios que utilizam dados de intenção aumentam em 40% a intenção de compra do usuário em comparação com os anúncios segmentados apenas por meio de dados demográficos.
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REFERÊNCIA:
Meio&Mensagem. Marketing de intenção: o que é, como funciona e benefícios. Disponível em <www.meioemensagem.com.br/proxxima/marketing-de-intencao>