Tendências de Marketing para 2023

Você sabe quais são as tendências de Marketing para 2023? Sabemos que este universo muda rapidamente e não seria diferente para o próximo ano. Afinal, novos formatos de conteúdo ganham espaço, ferramentas e novas redes sociais são criadas e o comportamento das pessoas também passa por mudanças constantes.

Ficou curioso para o que 2023 promete para a gente? Vem conferir algumas tendências que prometem marcar presença!

MARKETING BASEADO EM DADOS – DATA MARKETING:

As ações de Marketing Digital não podem mais ser feitas com base em achismos. A tendência é que os dados sejam cada vez mais responsáveis por guiar as campanhas de marketing e ajudem as marcas a realizar ações mais assertivas.

De acordo com um estudo feito pela Salesforce divulgado na Exame, 78% dos profissionais de marketing entrevistados na pesquisa afirmam que o engajamento do cliente já é orientado por dados e 83% acreditam que a sua capacidade

Para 2023, os profissionais da área esperam um aumento de 75% no número de fontes de dados que usam. Ou seja, a coleta de dados, assim como a sua análise, é uma forte tendência de marketing digital para 2023.

DIVERSIDADE, ACESSIBILIDADE E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL:

Uma grande tendência de marketing para 2023 é a de trabalhar cada vez mais com a diversidade, a inclusão e a responsabilidade social. Esses são compromissos que o Marketing de uma marca deve assumir se deseja manter-se em alta, destacar-se no mercado e conquistar novos seguidores e clientes.

E como colocar em prática esses três pilares? Levando em consideração algumas questões como:

✔️ Legendar os vídeos da marca, garantindo que eles possam ser vistos/entendidos por um maior número de pessoas.

✔️ Criar campanhas que sejam ilustradas por pessoas reais e de diferentes etnias, origens, cores, gêneros, orientações sexuais, capacidades e entre outros. Porém, mais do que criar campanhas que ressaltam a diversidade, também é importante que ela faça parte do dia a dia da empresa.

✔️ Posicionar-se e defender causas relacionadas à responsabilidade ambiental. É hora de entender que sustentabilidade não é apenas “separar o lixo reciclável”, mas sim assumir um compromisso de produção sustentável em todos os processos da empresa. Esse cuidado com a sustentabilidade deve transparecer para o público — e é nesse cenário que o marketing entra, para reforçar os valores que a marca defende e a imagem que deseja passar.

Vale ressaltar que uma empresa diversa e inclusiva conquista não apenas consumidores, mas também admiradores e defensores da marca.

MARKETING DE INFLUÊNCIA:

O marketing com influenciadores e “garotos propaganda” é algo que existe há anos. Entretanto, sua forma de ser feito está mudando com o passar do tempo. Isso porque, hoje, os influencers de uma marca não são apenas “garotos propaganda”, mas sim, tornam-se verdadeiros embaixadores da empresa.

Por isso, é cada vez mais importante tomar cuidado na hora de definir quem serão os porta-vozes da sua marca. Assim sendo, é essencial fechar parcerias e contar com embaixadores que tenham valores que fazem sentido para a sua marca – e, é claro, que o influenciador também sinta que faz sentido para a sua própria imagem.

CONTEÚDO EM VÍDEO:

A utilização de vídeos na estratégia de marketing digital não é algo novo. Entretanto, esse formato de conteúdo ganha cada vez mais força com o TikTok, o Instagram e o YouTube.

Ademais, vale ressaltar que as estratégias de vídeos mudam conforme cada plataforma. Enquanto o YouTube permite e valoriza conteúdos mais longos, explicativos e com descrições maiores, no TikTok e no Instagram fazem sucessos os vídeos mais curtos e objetivos.

Neste cenário, é importante avaliar quais formatos de vídeo fazem sentido para a sua empresa.

METAVERSO:

O metaverso esteve na boca das pessoas ao longo de 2022 e em 2023 não será diferente.

Metaverso é um universo virtual que busca reproduzir a realidade usando tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada. Nele, é possível criar um avatar, conversar com pessoas, jogar, comprar itens virtuais e entre outras possibilidades. As empresas, por sua vez, podem vender itens digitais e fazer anúncios.

Esse universo online possibilita a interação entre o mundo físico e mundo virtual. Muitas corporações já estão investindo nesta estratégia, que deve crescer ainda mais no futuro, priorizando a experiência do consumidor.

Como o marketing da marca está se preparando para 2023? Está mais do que hora de começar a pensar em um plano de comunicação e a Comunik está preparada para isso! Atuamos em comunicação há 20 anos e temos nossa missão muito bem definida: estamos neste segmento para auxiliar nossos clientes a ganharem participação no mercado agregando valor a sua marca.

REFERÊNCIA:

Nerdweb. Confira 6 tendências de marketing para 2023. Disponível em <nerdweb.com.br/artigos/2022/10/tendencias-de-marketing.html>

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