Tendências de comunicação para 2022

As tendências de comunicação para 2022 já estão entre os itens mais buscados na internet. Todos os anos, os analistas e especialistas iniciam um relatório das principais tendências. Em 2021, essa pesquisa se mostrou concreta, afinal, as previsões apontavam a necessidade de mais investimento em mídias próprias e comunidades, algo que se revelou certo diante das crises, panes e quedas do WhatsApp, Facebook e Instagram.

Pensando nisso, separamos as principais TENDENDÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO PARA 2022! Confira:

TENDÊNCIAS 2022:

Nesse cenário, além da necessidade vital de as marcas pararem de focar totalmente sua estratégia digital em ‘casas alugadas‘, é preciso iniciar um trabalho agora, para que se colha não apenas resultados numéricos, mas um fortalecimento da reputação em curto e médio prazo.

Fortalecendo as chamadas mídias próprias e diversificando seu mix de canais e tendo um site robusto, associado a um trabalho estratégico de Search Enginee Optimization (SEO), a marca permanece ativa e relevante para quem procura os termos certos, mesmo em cenários de crise nas plataformas alugadas e as constantes mudanças de algoritmo, que nos deixam sempre na mão.

REDES SOCIAIS E MARKETING DIGITAL:

Nesse sentido, tendo conteúdos segmentados e uma presença digital ativa, sua marca conseguirá atrair leads mais qualificados, pois sabe dialogar com as personas certas e utilizar os termos perfeitos, estando bem posicionada nos buscadores.

Ademais, o trabalho de comunicação digital, além do SEO, precisa ser cada vez mais voltado para dados, ou seja, tornar-se data driven: é impossível obter resultados sem entender a performance que seu conteúdo tem, os principais canais e fontes de tráfego. Pode ser que seu site seja um canal excelente de conversão e você esteja perdendo tempo e energia em outros, já pensou nisso?

CONSUMO DE INFORMAÇÃO:

Após o boom das redes, lives, a ‘sociedade do cansaço’ busca um consumo mais equilibrado de informação e muitas marcas tem optado por uma estratégia de conteúdo slow content e que gere valor pela qualidade, não pela quantidade.

Mais conexão, menos exposição, densidade e qualidade, ao invés de um plano editorial desajustado e voltado para métricas de vaidade.

10 OUTRAS TENDÊNCIAS PARA FICAR DE OLHO:

☑️ Diversidade e inclusão em campanhas, ações e projetos digitais;

☑️ Acessibilidade na oferta dos conteúdos e na construção dos canais;

☑️ Experiência do usuário e consumidor integrada (On e offline em sinergia);

☑️ Adoção de uma postura omnichannel, em que os canais orquestrados complementem a jornada do usuário;

☑️ Uso da inteligência artificial para aprimorar o relacionamento com cliente;

☑️ Business Intelligence (B.I.);

☑️ Eventos híbridos, mesmo após a redução dos impactos da pandemia da Covid-19;

☑️ Marketing de influência, tendo os influencers como cocriadores e não meros ‘garotos propaganda’;

☑️ Investimento em branding e ESG (marcas tradicionais precisam se reposicionar diante de causas urgentes da sociedade atual e gerações futuras);

☑️ Reestruturação da cultura organizacional e dos modelos organizacionais muito hierarquizados, em prol de uma mentalidade ágil e mais fluída.

Como sua marca anda se preparando para 2022? Está mais do que hora de começar a pensar em um plano de comunicação e a Comunik está preparada para isso! Atuamos em comunicação há 20 anos e temos nossa missão muito bem definida: estamos neste segmento para auxiliar nossos clientes a ganharem participação no mercado agregando valor a sua marca.

 

REFERÊNCIA:

Mundo Marketing. 10 tendências de comunicação para 2022. Disponível em <www.mundodomarketing.com.br/artigos/isabela-pimentel/39513/10-tendencias-de-comunicacao-para-2022.html>

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